Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Exposição promove culturas indígenas brasileiras através de bancos de madeira

Por Jornalismo. Publicado em 27/06/2022 às 20:01.

Exposição inaugurada no MON, quer resgatar a cultura ancestral do Brasil.

Por Marinna Prota

 

 

 

 

  Uma mostra que reúne mais de 200 bancos, feitos em madeira por indígenas de diversas etnias brasileiras. A exposição “Bancos Indígenas do Brasil” inaugurada no Museu Oscar Niemeyer (MON) faz parte da programação dos 20 anos do museu. Os povos responsáveis pelas, hoje, consideradas obras de artes, são tidos como os primeiros designers do Brasil. Jader Alves, coordenador de relações institucionais do MON, explica a importância da presença destas novas peças.

SONORA

Para alguns visitantes, que já conferiram a mostra, que traz itens pertencentes à Coleção BEĨ, provenientes de 40 etnias da Amazônia, o que pode ser visto é algo impressionante.

ENQUETE

A mostra é dividida em duas partes, a primeira é dedicada à extensa produção da Terra Indígena do Xingu, localizada no Mato Grosso. A segunda parte reúne demais povos indígenas de várias partes da Amazônia, localizadas no Acre, Pará, Tocantins, Maranhão, Roraima, Amapá e Amazonas. A exposição vai até o dia 30 de outubro e os visitantes podem acessar a sala comprando ingressos diretamente na bilheteria do museu, que funciona de terça a domingo, das 10h às 17h30. O valor da entrada varia entre R$15 e R$30.