Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Festas Juninas: um espetáculo cultural brasileiro que encanta e preserva tradições 

Por Redação. Publicado em 26/06/2023 às 23:07.

Tradição das festas juninas ressalta a diversidade cultural brasileira e promove a preservação de valores históricos e folclóricos.

Por Marinna Prota

As festas juninas são um verdadeiro patrimônio cultural brasileiro, encantando e unindo pessoas de todas as idades em uma celebração repleta de tradição e sabor. Mas afinal, de onde vem as festas juninas? E qual o significado delas para a cultura brasileira? Para entender um pouco mais sobre essa data, conversamos com Robson Ghedini, coordenador pedagógico da Conquista Solução Educacional.

SONORA

Hoje, as festas juninas são amplamente celebradas em todo o país, mas têm um destaque especial no Nordeste. Elas têm início em 12 de junho, véspera do Dia de Santo Antônio, e se estendem até o dia 29 de junho, Dia de São Pedro.

SONORA

Durante as comemorações, além das comidas típicas como bolo de milho, paçoca, pamonha, amendoim, pinhão e quentão, há também as danças tradicionais, como as quadrilhas. Segundo Ghedini, as festas juninas têm um papel fundamental na preservação das tradições e costumes de cada região do Brasil. 

SONORA