Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Festival busca despertar musicalidade inata de cada ser humano

Por Comunicação. Publicado em 17/11/2022 às 10:56.

Baticum, o Festival de Música Corporal de Curitiba, propõe vivências, cursos e shows, com o intuito de celebrar a música que mora no corpo de cada pessoa. Confira!

Por Fernanda Nardo

Mostrar como a música é uma linguagem acessível a todos, que não exige nenhum conhecimento específico, apenas a vontade de se expressar. Esta é a proposta do Baticum – Festival de Música Corporal de Curitiba, que traz sua primeira edição entre os dias 19 e 27 de novembro. O evento contará com oficinas, shows, vivências e bate-papos em vários espaços culturais da cidade. Nesta primeira edição, o evento presta reverência a um dos pioneiros da música corporal no Brasil, o paulistano Fernando Barba, criador do Grupo Barbatuques, morto precocemente aos 49 anos, em 2021, que tinha como foco do seu trabalho a democratização da linguagem musical. A idealizadora do festival, a musicista Andrezza Prodóssimo, destaca a proposta do evento.

SONORA

O Grupo Barbatuques  faz a abertura do festival, no dia 19, com o show Barbatuquices, no Sesc da Esquina, às 18h. O Baticum também está de olho na formação de plateia e quer trazer a criançada para perto, com a vivência de música corporal voltada para o público infantil “Onde Que Tá o Tum?, que acontece no dia 24/11, gratuitamente, no Sesi Paula Gomes. As inscrições para oficinas também estão abertas. Abordando as diversas áreas da percussão corporal, como corpo, voz e movimento, serão ministradas por professores que são referência no assunto no Brasil e no mundo. Mais informações, ingressos e inscrições pelo instagram.com/festivalbaticum/