Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Itens associados ao ditador Solano López no Museu Paranaense podem entrar na disputa de repatriação pelo Paraguai

Por Redação. Publicado em 21/08/2023 às 19:34.

Peças ligadas ao ditador paraguaio atraem atenção após manifestação do novo presidente paraguaio sobre repatriação de itens da Guerra do Paraguai.

Por Marinna Prota

No acervo do Museu Paranaense, localizado em Curitiba, estão em exibição cinco itens que, segundo a especulação histórica, possivelmente pertenciam a Solano López, ditador paraguaio durante a Guerra do Paraguai, entre os anos de 1864 a 1870. O interesse na repatriação dessas peças ganhou destaque após Santiago Peña assumir a presidência do Paraguai e expressar o desejo de trazer de volta ao país itens ligados a esse conflito bélico que foram levados ao Brasil após seu término.

O historiador Felipe Villas Boas, do Museu Paranaense, explica quais são os itens que estão na capital.

SONORA

De acordo com o historiador, a repatriação de itens culturais envolve mais do que considerações técnicas de patrimônio, história e cultura.

SONORA

O debate em torno da repatriação de bens culturais tem sido constante nas últimas décadas, é o que diz Felipe. Essa discussão vai além do aspecto patrimonial, abrangendo também questões políticas e históricas ligadas a uma peça específica e seu significado na memória coletiva de um povo.

SONORA

A Guerra do Paraguai é considerada o maior conflito armado da América do Sul.